sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Redes sociais e o povo alienado


Rede social é uma estrutura da sociedade composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social. Infelizmente dentre as benéficas em que essas redes trazem a sociedade, há um lado totalmente triste, em que as pessoas ficam exposta ao ridículo. Hoje a imprensa brasileira e mundial, através do controle e imposição da massa governamental ou melhor dizendo "Os senhores do mundo", incutiu na cabeça do ser humano, o individualismo.
Esse individualismo é também apoiado até mesmo pelas religiões, como a protestante, que dita regras aos seus fiéis sobre a questão de ser superior, e ter uma vida regalada no "melhor dessa terra", mas não vou entrar nesse mérito da questão, e suas facetas. Esse individualismo, faz com que a pessoa, por mais que seja feia ou que seja pobre financeiramente, é importante e tudo pode. Ela é superior do que o próximo e faz com que seu ego, quase exploda. É próprio do ser humano, ser assim, ele adora ser elogiado e ser visto. Gosta de usar as melhores roupas, os melhores carros, os mais altos limites do cartão de crédito. O consumismo é um excelente negócio. Esse é o lema das grandes corporações empresariais mundo a fora. Ter esses "bananas", com suas manias, é um excelente ganha pão.

O Big Brother Brasil, é um bom exemplo disso. É um programa televisivo, que não traz cultura nenhuma ao ser humano. Mas contudo milhões de alienados vão para a frente da tv, e ficam "espiando a vontade". Quem realmente nas entrelinhas ganha com esse programa? Claro a emissora, e as empresas patrocinadoras.

O orkut é um verdadeiro ponteiro medidor da alienação dos brasileiros. Essa grande rede social, mostra a faceta que eles "Os senhores do mundo" e seus fantoches, impregam na sociedade fazendo a se tornar totalmente transparente. O que faz, seus gostos, suas manias. Dados esses que vão até que cidade, bairro, rua onde mora. Se possivel coloque o telefone.


Segue abaixo algumas comunidades publicadas no esgoto a céu aberto chamado orkut. Algumas com idéias em comum mirabolantes e que compõem alguns erros gramaticais. Para melhor visualiza-las click na imagem para ampliá-la:













">





Essas publicações chegam a ser tão bizarras, que dá vontade de rir. Mas a questão é a falta de senso crítico para alguns temas tão sem importância, e que não traz nada positivo ao ser humano. E podemos observar que algumas comunidades chegam a ter mais de 10 mil pessoas cadastradas com as mesmas idéias em comum.

Para ilustrar essa realidade cultural dos 'brazucas",vou trazer algumas postagens em que pessoas perguntam em comunidades e tópicos relacionados:






E por aí vai a criatividade dos brasileiros:










Nenhum comentário:

Postar um comentário